Introdução

Apresentação

  1. Apresentação: Os tempos mudaram. Modos criativos e eficientes de comercializar são mais do que bem-vindos enquanto a saúde de todos estiver em primeiro lugar. Nesta perspectiva a Secretara do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará resolveu dar um passo para estimular que agricultores familiares de todo o estado possam ganhar um aliado na venda de seus produtos. Está no ar o Portal dos Produtos da Agricultura Familiar, um espaço de interação entre oferta e demanda, produtor e comprador.
    Agricultores dos 184 municípios poderão cadastrar seus produtos e contatos no sistema abrigado no sítio da SDA (www.sda.ce.gov.br). Quem desejar inserir seus dados ou atualizar informações poderá entrar em contato com o escritório local da EMATERCE ou a sede da cooperativa com acesso ao Sistema Estadual de Cadastro de Agricultores Familiares, Empreendedores Individuais e Empreendimentos Representativos (SECAF). Esta iniciativa é fruto de uma ação conjunta debatida pelo Fórum de Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste.
    “O portal consiste numa ferramenta capaz de fortalecer a agricultura familiar, diminuir a vulnerabilidade e criar a perspectiva da renda, através da segurança alimentar”
    Pelo espaço de pesquisa da nova plataforma compradores podem procurar pelo produto, região ou cidade de preferência e até mesmo a cooperativa responsável pelo gênero. Assim ofertar alimentos como frutas, hortaliças, verduras e produtos de outros gêneros de maneira dinâmica pode ajudar ainda na movimentação da economia.
    O portal vai permitir a comercialização de alimentos e a geração de renda para os trabalhadores da agricultura familiar
  2. Acesso ao sistema pelo site da SDA: Para ter acesso ao sistema do Portal da Agricultura, acesse o site da SDA, www.sda.ce.gov.br. Na tela principal do site, encontra-se o acesso para o Portal de Produtos da Agricultura Familiar, como mostra a figura abaixo: